FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA "SIGAM-ME OS BONS"

ANUNCIE AQUI!!!

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

FLAGRANTE: Polícia Paulista apreendem canários dentro de ônibus. Aves seriam comercializadas na cidade de Piancó-PB

(Pássaros Apreendidos)
A Polícia Rodoviária Estadual de Araçatuba apreendeu 55 canários-da-terra sendo transportados ilegalmente por um homem que vinha de Selvíria-MS. O flagrante aconteceu na noite de quinta feira (17) na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Penápolis-SP, durante a Operação de Combate ao Narcotráfico.

O homem, de 46 anos, cujo nome não foi divulgado, viajava em um ônibus que fazia a linha Campo Grande-MS a Taguatinga-DF. As aves seriam comercializadas em Piancó-PB.

Segundo boletim de ocorrência, os policiais encontraram a gaiola com os pássaros escondida em uma bolsa de mão durante revista aos pertences dos passageiros. O ônibus permaneceu parado na estrada por quase 40 minutos até que o homem assumisse a propriedade.

Em depoimento à polícia, ele confessou que havia comprado os canários-da-terra no Mato Grosso do Sul e os revenderia na Paraíba. Algumas aves estavam aparentemente machucadas e não sobreviveriam até o fim da viagem.

Embora a gaiola tivesse bebedouros, a falta de alimentação adequada e ventilação gerariam a morte de alguns canários. A Polícia Científica de Araçatuba-SP foi chamada para atestar o estado de saúde dos pássaros. Eles foram soltos numa mata no bairro Córrego Grande, em Penápolis-SP, na madrugada de ontem (18).

A Polícia Ambiental de Birigui-SP lavrou auto de infração e aplicou multa no valor de quase R$ 34.000,00 (trinta e quatro mil reais), o que representa em torno de R$ 617,00 (seiscentos e dezessete reais) por ave. Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a criação em cativeiro.
Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário: