FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA "SIGAM-ME OS BONS"

ANUNCIE AQUI!!!

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Sertão Paraibano sob investigação federal; tráfico de droga em Patos pode ter ligação com ás (FARC), grupo terrorista Colombiano

(Foto: Arquivo)
Sete meses depois da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual terem desencadeado a Operação ‘Conexão do Sertão' e revelado a existência de ligações entre a comercialização de drogas no Sertão da Paraíba e traficantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o tráfico de entorpecentes e uma rede de distribuição de drogas originária da fronteira entre o Brasil e os países da Colômbia e Bolívia continua sendo investigada pela Polícia Federal.
As suspeitas são de que traficantes teriam criado novas conexões e continuariam abastecendo cidades Paraibanas.
De acordo com o delegado Francisco Martins, ex-chefe da Delegacia da Polícia Federal (PF) de Patos-PB, no Sertão, onde a operação foi deflagrada e que coordenou na época os trabalhos, os indícios são de que após a desarticulação da quadrilha o tráfico continuaria sendo alimentado por ‘mulas' e caminhoneiros que carregam os entorpecentes da fronteira até a região sertaneja.
Segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, o grupo preso durante a ‘Conexão do Sertão' seria liderado na Paraíba pelo Paraibano José Oberon Laurentino de Sousa, conhecido como "Dedé Oberon", que seria responsável pela distribuição da droga na região Patoense. E os entorpecentes seriam enviados pelo rondoniense Rildo Tenório de Araújo, que seria o elo entre as (FARC) e o tráfico Paraibano e mesmo detido é suspeito de comandar os carregamentos.
"A investigação ainda está em curso. Nosso objetivo agora é alcançar outros envolvidos que tenham ligações com aquele grupo. Não em Patos-PB, mas em outras cidades localizadas na região. Hoje ainda não temos nomes de outras pessoas que serviriam de elo entre as (FARC) e os traficantes Paraibanos, mas a droga continuaria vinda da fronteira através de ‘mulas' e em quantidades pulverizadas, para dificultar o trabalho da polícia", ressaltou o delegado, mesmo preferindo não adiantar detalhes sobre a investigação, mas não descartando a possibilidade de novas prisões.
Durante a ‘Conexão do Sertão' as investigações constataram que os traficantes teriam atuação, além da Paraíba, também nos Estados de Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso e Maranhão. Quinze pessoas foram denunciadas acusadas de participar do esquema e envolvimento com o tráfico, e mais de 817 quilos de cocaína foram apreendidas entre os anos de 2008 e 2009.
Fonte: João Paulo Medeiros - Jornal da Paraíba

Nenhum comentário: